sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Tempo: Estátuas de sal

Em uma breve conversa com uma pessoa, me percebi dizendo a seguinte frase: “E eles vão perdendo tempo de suas vidas com isso.”.

Parei pra pensar. Qual realmente tem sido o papel deste, que talvez seja o grande opressor do século XXI: o tempo?

Não raramente você ouve (ou, em épocas de amizades mais virtuais que reais, você lê) "Precisava que meu dia tivesse mais 12 horas..." ou "Meu dia tá muito curto, não vou conseguir fazer tudo o que preciso...", enfim... O tempo, com letra minúscula, passa a ser O Tempo, com letra maiúscula, começando a assumir o papel de protagonista que tem assumido em nossas vidas.

Aí fica a pergunta: Tudo na vida é baseado no tempo, que é relativo.

Mas, o ponto a que quero chegar não é esse. É: Será que estamos dedicando nosso tempo às coisas certas?

Não há mais tempo para frivolidades, coisas simples e divertidas. Não há mais tempo para brincadeiras, jogar conversa fora e amizades coloridas.
Não há mais tempo para nada, e a vida vai se desgastando...
Perdendo a cor e o vigor assim como o lado mais fraco da corda sempre acaba rompendo...

Parar para olhar para o próximo, sentir suas necessidades, se importar e tentar ajudar deixou de ser o básico da convivência em sociedade para se tornar marketing de diversos setores da sociedade, que não fazem mais do que a obrigação ao fazer isso. Do governo aos religiosos, todos temos a obrigação de sermos solidários, amar mais e ser menos egoístas... Parar.

Parar o relógio, e ver o tempo que se perdeu.

Ele não volta atrás. Não, não volta.

Mas o terreno para você percorrer continua aí, todo aberto... Para alguns floridos, para outros, desértico.

O importante é que está.

A Bíblia fala do Tempo, e a importância que ele deve ter. Está em Eclesiastes cap 3. Digo importância, pois ele tem nos dominado. Domina e comanda nossas ações e pensamentos todo o tempo. Não é esse o propósito. É outra coisa, que outro dia escrevo por aqui.

A questão é que a mesma Bíblia conta a história de pessoas que tiveram a chance de seguir em frente. Uma delas, não quis. Se prendeu ao seu tempo, sua rotina, seus feitos e talvez suas conquistas, por que não? Aqui dá para ver um pouco mais. Se você teve a curiosidade de ler, viu que a mulher de Ló assim que olhou para trás virou sal. Não teve uma segunda chance. Na verdade, a que estava correndo já era a segunda. Não há uma terceira chance quando você é alertado, sabe o que não deve fazer e faz.

Não há mais chance para quem deixa o tempo dominar. Simplesmente ele te engole, e você vira apenas mais uma estátua de sal, dessas muitas que andam por aí.

Então, que tal fazer o coração voltar a bater, sua mente controlar o relógio como no começo, onde as preocupações ficavam em segundo plano, e enxergar a vida?

O convite está lançado. Basta escolher.

Nenhum comentário: